quarta-feira, julho 26, 2006

Pecado, Arrependimento e Perdão



Jeremias 17.1-18

Vs 1
O pecado está gravado profundamente em nossos corações, tatuado, estampado como a marca do gado, tão profundamente enfronhado em nosso padrão de vida, que muitas vezes não nos damos conta dele.
O pecado deixou de ser pecado e abominação a Deus em nossos dias, ele tomou status de desarranjo social, desordem pscicológica ou de apenas uma fraqueza pessoal (problema).
O pecado está incutido na alma do homem (coração) e até em sua fé (nas pontas de teus altares).
A religião do homem hoje é humanista, é uma religião centrada em sí mesmo.
Por isso não conseguimos ver o pecado com olhos transcedentais (no espírito), vemos o pecado como uma questão social.

VS 5
A nossa fé está alicerçada nos homens, cada um deposita a sua fé em sí mesmo, em seus recursos, competência e religiosidade, e aqueles que não tem competência para crer em si mesmos, crerão no outro, ainda humano, mas no outro, achando que da “humanidade mortal” ainda possa vir força.
Aquele que confiar no ser humano (em si mesmo ou em outro) é maldito!

Vs7 e 8
Mas aquele que tem sua fé, sua alma e sua confiança centrada em Deus, este é bendito, sortudo e bem-aventurado.
Ele é uma arvore pois tem raízes (profundidade e firmeza), tem tronco (conteúdo e solidez), tem folhas (vida abundante, agradabilidade e beleza) e tem frutos, ele produz frutos, ele gera vida, gera mais arvores e propaga sua fé e seu nome! (Fruto do Espírito)
As pessoas se aproximam dele para serem alimentadas.
Nem na dificuldade fica ansioso.

Vs 9
O coração é enganoso, doente, incurável e incompreensível. Dá pra confiar em alguém assim? Então por que confiamos?

Vs 10
Deus conhece o nosso coração, a nossa mente e recompensa a nossa conduta. Você está pronto para o exame?

Vs 14
A cura para o nosso coração, o perdão para o nosso pecado e a salvação para a nossa alma só pode vir de um, aquele a quem louvamos.
Quem é o seu louvor?

Mt 3.16-17
Deus Pai nos apresenta Jesus como a fonte de prazer.
Que Venha o Teu Reino!

Nenhum comentário: