quarta-feira, maio 28, 2008

A Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento

Gênesis 2:9, 16-17
9) - E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
16) - E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17) - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Existem duas maneiras distintas de se conhecer a Deus.
Alguns o conhecem pela carne, outros o conhecem pelo Espírito.
Uns conhecem pela arvore da vida e outros pela árvore do conhecimento.
Quando Deus criou o homem, Ele o fez completo e pleno e colocou a sua disposição a arvore da vida, para que dela comesse e não adoecesse e morresse.
Havia duas naturezas no éden, a da vida e da verdade, que era para ser desfrutada e a do conhecimento, que era para ser evitada.
O homem preferiu o conhecimento, a informação, a sabedoria deste século.
Desde então, o homem tem dificuldades de entender as coisas em seu espírito, e uma facilidade e avidez para captar as coisas em sua mente, em sua alma.
Hoje, temos muito mais facilidade de conhecermos a Cristo em nossa mente, pela carne, do que em nosso espírito, pelo Espírito.
Necessitamos entender e sentir as coisas, e não conseguimos crer, embora a fé possa e deva ser racional, ela não depende da mente ou da alma (intelecto e emoções), ela é transcendental (vem de dentro e de fora).
Fé é Sobrenatural, a mente não pode entender o que não é de sua mesma natureza!

Duas Espiritualidades
II Coríntios 5:16-17
16) - Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.
17) - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Muitos conhecem a Cristo, mas apenas na carne, não no Espírito, o conhecimento que têm do Senhor, é apenas superficial, não tem a profundidade do Espírito Santo.
O que é deste mundo é apenas daqui e não pode conceber o que é Eterno, as coisas da eternidade só podem ser concebidas através da árvore da vida.
Vejamos alguns exemplos na palavra:

Maria Madalena
João 20:11-18
11) - E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro.
12) - E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13) - E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
14) - E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.
15) - Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16) - Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre).
17) - Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
18) - Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.

O Senhor passou por uma transformação (morte e ressurreição), era necessário que agora Maria passasse por uma transformação para reconhecê-lo.

Os Discípulos em Emaús
Lucas 24:13-16
13) - E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
14) - E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
15) - E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
16) - Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.

Jesus faz uma explanação das escrituras (24-27), eles compreendem, mas mesmo assim não reconhecem ao Senhor, ou seja, ensinamento é bem diferente de revelação.
Muitos são iniciados nas sagradas letras, são conhecedores das escrituras, mas não conhecem o Mestre, em semelhança dos fariseus, que conheciam as escrituras, a lei, Moisés e os profetas, mas não reconheceram ao cumprimento deles em Pessoa, Jesus Cristo.
O conhecimento interior é o verdadeiro conhecimento!

Os Sete Apóstolos
João 21:2-5
2) - Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
3) - Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
4) - E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
5) - Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
Talvez com exceção de Tomé, os outros discípulos já haviam visto o Senhor pelo menos duas vezes depois da ressurreição e antes deste fato na beira do mar.
Tomé o havia visto na última aparição, imediatamente anterior ao fato aqui relatado, e tinha tocado com as próprias mãos no corpo do Senhor!
Por que mesmo assim ninguém o reconhece agora?

Cegos e Obscurecidos
II Coríntios 4:3-4
3) - Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto,
4) - nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
As pessoas não deixam de enxergar por que querem, mas porque não conseguem!
Por que o entendimento delas está obscurecido, está velado, lacrado, bloqueado.
Por isso muitos têm o entendimento obscurecido.
Até mesmo alguns que acreditam ser crentes, e o são, em parte, mas são, pois só podem crer em parte naquilo que só conhecem em parte.
Para a iluminação, o conhecimento da arvore da vida se dar é necessário que se retire o véu, e o incrédulo não pode por ele mesmo retirar o véu, é necessário que Jesus faça a obra.

A 2ª Unção
Marcos 8:23-25
23) - E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.
24) - E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.
25) - Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente.
A revelação é um processo, às vezes pode se dar imediatamente, instantaneamente, e às vezes pode levar algum tempo e requerer alguns procedimentos.
Muitos de nós precisamos de duas unções, dois milagres, de duas bênçãos, de dois toques do Senhor em nossas vidas.
Revelar é tirar o véu, é o ato de tirar alguém da escuridão, do obscurecimento.
Por que muitos precisam de mais de um toque e outros não, para que recebam a revelação?

É que por vezes existem mais que um véu a ser retirado.
Às vezes o véu da incredulidade foi tirado, mas ainda ficou o véu do pecado; às vezes o véu do pecado é retirado, mas fica o véu da religiosidade, que talvez seja o pior e mais denso dos véus.
O véu do pecado é muitas vezes fácil de ser identificado em nós.
A incredulidade é vencida pela fé.
Mas o véu da religiosidade é o mais pegajoso, pois o religioso acredita piamente que teve uma experiência com Jesus, vive no pecado, mas acredita ser santo; alem de que o religioso é uma pessoa de fé, ele crê, nas coisas erradas e sem fundamento, mas crê; ele crê na palavra, crê nos fundamentos, tudo através da ótica religiosa e do conhecimento do bem e do mal, mas não da árvore da vida.

Jesus disse:
João 14:6
6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
A verdade este diretamente em Jesus, sem nenhum outro atravessador ou intermediário.
Note que Jesus é o caminho, ou seja, o meio, por onde; Ele também é a verdade, ou seja, o fim, o objeto de busca, o alvo; e finalmente Ele é a vida, o resultado de se andar neste caminho, de se buscar e viver a verdade absoluta que é Ele mesmo.

João 15:1
1) - EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Jesus é a videira, é dele que vem o fruto da vida e não do conhecimento técnico e processual dele.
Quem quiser conhecer o Senhor através da arvore da vida, deve desfrutar do fruto da videira.
A arvore do conhecimento trouxe a morte, mas o fruto da videira verdadeira traz vida e vida com abundancia.
A ceia representa exatamente isso, comermos do fruto da vide e vivermos para sempre!
Devemos renunciar nossos meios de fé e religiosidade e abraçarmos a vida da videira verdadeira!

Que Venha o Teu Reino!

Nenhum comentário: