sábado, setembro 02, 2006

Evangelho Sem Cruz, Igreja Sem Poder

I Corintios 1.17-2.5
17) - Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.

Hoje temos nos púlpitos e altares das Igrejas ditas “cristãs” um desfile de pregações baseadas na sabedoria humana, na Teologia, na Psicologia, na Neurolinguística e na filosofia, mas sem cruz, sem sacrifício, sem morte, sem poder.

O Apóstolo Pedro quis cogitar de uma cruz vazia (Mc 8.32-33), mas na verdade dava lugar a Satanás e por isso foi repreendido veementemente pelo Senhor Jesus.
O sonho do diabo era a de uma cruz vazia, sem Cristo, sem cordeiro, sem expiação, mas como ele não conseguiu afastar Jesus de sua missão e ter assim uma cruz vazia, ele tenta afastar a cruz do evangelho, levando a Igreja a uma graça barata (Dietrich Bonhoeffer), a um evangelho sem cruz, a uma igreja sem poder.

No evangelho de Mateus, capítulo 16, verso 24, Jesus afirma o requisito essencial para ser seu discípulo: autonegação e cruz!
Paulo afirma que a mensagem da cruz é poder de Deus, sendo assim, quando falta cruz em nossa pregação, falta poder de Deus na Igreja, quando falta cruz no seu lar, falta poder de Deus na sua família, quando falta cruz no seu dia a dia, falta poder de Deus em sua vida!!!

Hoje o crente prefere muito mais uma mensagem positiva, ainda que seja de Buda, Gandhi, Kardec, Tchê Guevara, Lao Tse, Roberto Justus, Lair Ribeiro e até de pára-choque de caminhão, mas não se interessa pelas palavras de vida eterna do Santo Galileu, o filho de Deus.
Sabe por quê? Por que a mensagem de vida eterna do Nazareno vem recheada, coberta, condimentada, enfronhada de cruz.

21) - Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

O mundo não pode conhecer a Deus pelo conhecimento, pela sabedoria ou pelo intelecto, a única maneira de conhecer a Deus é através da cruz, não há outro meio.
Em Mateus 22.29, Jesus diz aos fariseus que eles cometiam erros por não conhecerem as escrituras e nem o poder de Deus, se a cruz é poder de Deus (18), não se conhece este poder porque não se conhece esta cruz.

22) - Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;

Os Judeus por serem um povo mais místico e religioso pediam sinais miraculosos e os gregos por serem alicerçados em toda a filosofia de Platão, Aristóteles, Sócrates, Zenão de Eléia e outros corintianos..., pediam sabedoria.
Mas a cruz não agradava nem a uns e nem a outros, era loucura para ambos.

Hoje também é assim, tem gente que quer milagres, querem pão, querem o incrível, por isso ficam seduzidos pelo sal grosso, pela arruda, pela porta da esperança e tiram os olhos da cruz.
Quem é que quer milagre?
Quem é que precisa do milagre?
É o miserável, o pobre, o moribundo que não tem recursos.

Mas há também os que não precisam de milagres, mas querem pompa, querem um evangelho de status que o projete, que gere conquistas.
Querem uma teologia politicamente correta, querem uma mensagem que lhe a afague o ego, que lhe faça cócegas nos ouvidos, não querem gritos, não querem choro, não querem renúncia e por causa de sua “sabedoria” tiram os olhos da cruz.

Você quer Jesus?
Você quer o Cristo?
Você quer o poder de Deus?
Então olhe para a cruz, porque ela é poder de Deus para a sua vida!!!

Daí você me diz:
- Ah pastor, mas a cruz está vazia, Jesus já ressucitou...

Agora eu digo pra você:
- Ô filho de Deus!!! Olha pra cruz, porquê se você não passar por lá, não haverá ressurreição em sua vida!!!

Sem cruz não há ressurreição!
Sem cruz não há vida eterna!
Sem cruz não há poder de Deus!!!

2:4) - A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
5) - Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

Aqui nós vemos um homem esvaziado de si mesmo, mas cheio do poder de Deus.
Paulo era um homem que vivia a cruz em sua vida e pregava a cruz para outros.
Prego a cruz aqui para que possamos ter acesso ao poder de Deus para as nossas vidas.

Não baseie sua fé em conceitos, dogmas ou doutrinas de conhecimento humano, baseie sua fé no poder de Deus!


Que Venha o Teu Reino!

Nenhum comentário: