terça-feira, março 04, 2008

O Tapeceiro

Letra e Música de Stênio Botelho, na inconfundível interpretação de João Alexandre.
Vídeo editado por mim para a ilustração da mensagem abaixo esboçada..

Assista o vídeo e em seguida leia o texto abaixo:


Os Pensamentos de Deus

Isaías 55:8-13
8) Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
9) Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
10) Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
11) Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
12) Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
13) Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o SENHOR por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.

Quantos já tentaram adivinhar o que os outros estão pensando, entrar na mente do outro?
Fazer telepatia, adivinhação e outros poderes psicoparanormais?

A mente humana é um dos maiores mistérios do universo; nunca sabemos o que o outro está pensando, e ninguém nunca sabe o que nós estamos pensando; o que muitas vezes pode ser um alívio (dependendo daquilo que passa pela sua mente), mas também um dos obstáculos para uma boa convivência, principalmente no casamento.

Muitas vezes somos injustos com as pessoas e nos precipitamos em juízos por não saber o que se passa na mente alheia.

Quantas vezes também nos sentimos julgados ou malquistos por alguém sem antes ter a certeza do que a pessoa pensa a nosso respeito?

Quem pensa sobre o que o outro pensa, nunca tem certeza!

A verdade é que estamos sempre tentando telepatizar, ou pior, invadir a mente alheia.
Recursos como o soro da verdade e o detector de mentiras não são totalmente confiáveis, principalmente para psicopatas, que são ótimos mentirosos, por causa da ausência da culpa.

Se a mente do homem já representa tamanho mistério para nós, quanto mais a mente de Deus?

Muitas vezes sofremos, desanimamos, desesperamos e até ficamos sem fé por não conhecermos os pensamentos de Deus.
Sentimos-nos confusos, desorientados e rejeitados por não conhecermos os pensamentos de Deus, ou pior, por julgarmos que os conhecemos!
Vejamos o que o texto diz:


1. 8) Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos
Muitas vezes nas escrituras, Deus toma expressões humanas para se comunicar com o homem (antropomorfismo - Deus se arrependeu, Deus descansou e etc.), mas isto não significa que ele age como o homem.
Os pensamento de Deus não são os mesmos do homem.
A mente de Deus não tem limites.
Deus não vê como o homem vê.
O homem não sabe o que Deus sabe.
Enquanto vemos a semente do milho, Deus já tem preparada um gostosa pamonha.

2. 8)b nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Diz o dito popular que “Deus escreve certo por linhas tortas”, total engano, pois as escrituras dizem que o caminho de Deus é perfeito!
Os nossos caminhos são tortuosos, as nossas linhas são tortas, mas as linhas de Deus são retas e Deus não escreve na linha do homem, Deus não anda no caminho do homem.
Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas seu fim é a morte!
Muitas vezes queremos trilhar os nossos caminhos, as nossas linhas, por isso sofremos e por isso fazemos os outro sofrerem.

3. 10) Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
O que para nós pode parecer um mal tempo ou um obstáculo (neve e chuva), para Deus é uma ferramenta para fecundar a terra e prosperar a sua vida, dando condições de trabalho e suprindo as necessidades.

4. 11) Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Os pensamentos de Deus são manifestos pelas palavras de sua boca que nunca deixam de cumprir sua missão.
Não conhecemos os pensamentos de Deus porque não ouvimos as suas palavras e não buscamos o seu conselho.

5.
12) Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
13) Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o SENHOR por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.

Montes, vales, espinheiros e sarças, Deus transforma as dificuldades em louvor, a esterilidade em abundantes frutos, mas creia, tão somente creia que a palavra de Deus não volta vazia!
Com alegria saireis do cativeiro e em paz (sem retaliações) sereis guiados (pelos pensamentos de Deus)!

6. 9) Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Os pensamentos de Deus são mais elevados, mais excelentes do que os nossos e nos farão andar nas alturas, na trilha dos vencedores.
Não voe baixo, pois quem voa baixo são as galinhas, as águias só voam nas alturas!
Este é um convite de Deus para não sermos medíocres, mas para andarmos por seus pensamentos e não pelos nossos!

Deu é o grande tapeceiro, alinhavando, costurando, bordando, tapeceando (se é que existe o termo), enquanto olhamos decepcionados o verso, Deus tem uma obra de arte a caminho.
Deus se inclina concentrado sobre a sua obra e nela dedica sua habilidade de tapeceiro, para gerar vida, gerar rumo, dar norte!

Os pensamentos do Tapeceiro são surpreendentes!


Que Venha o Teu Reino!

Nenhum comentário: